Eram quase 17h15 do domingo, dia 18 de dezembro, quando o cantor
sertanejo Michel Teló saiu do camarim dos estúdios da TV Globo de São
Paulo e se dirigiu para as coxias. Era a sexta vez que ele participava
do programa Domingão do Faustão. “Mas a ansiedade é a mesma”,
diz, enquanto mexe os braços e as pernas, inspira e expira como se
estivesse se aquecendo para uma competição esportiva. Michel lembra um
hábito de Fausto Silva: quebrar o script e forçar o artista a
improvisar. Faustão entra primeiro e inicia um quadro de humor. Sua voz
parece aumentar a adrenalina. Para relaxar, Michel saca seu iPhone e
tuita: “Galera já vou entrar no palco do Faustão! Fiquem ligados” (sic).
Vira-se para a parede, fecha os olhos, junta as mãos e reza. De volta à
realidade, dá uma espiada no palco, volta-se para o repórter e, com as
mãos, simula a batida acelerada do coração, como se dissesse “está a
mil”. Até que Faustão anuncia:
– Esse cara teve um ano extraordinário. Para vocês terem uma ideia, 4,5
milhões de pessoas assistiram aos 220 shows, média de 20 mil pessoas.
Duzentas horas dentro de um avião. O Brasil inteiro cantou e dançou
com... Miiiiichel Teló!
Michel está com os olhos cheios de lágrimas quando sai do palco do
Faustão, às 17h59. Pelo roteiro original, ele deveria cantar apenas
quatro músicas. Foram 17 – contando o inevitável bis de “Ai, se eu te
pego”. Ao saber por uma assessora que a audiência com Teló ia bem,
Faustão improvisou e pediu que ele cantasse clássicos sertanejos,
naquela onda do “quem sabe faz ao vivo”. “Ufa, foi incrível!”, diz Teló,
nadando em adrenalina, quando volta ao camarim. “É difícil fazer isso.”
E as lágrimas? “Ah, é por tudo o que tem acontecido comigo. Só tenho a
agradecer a Deus.”
Não só o Brasil, mas o mundo está dançando com esse cantor paranaense de 30 anos. Enquanto ele se apresentava no Faustão,
seu sucesso, a canção dançante “Ai, se eu te pego (assim você me
mata)”, atingia a marca de 80 milhões de acessos no YouTube (até o
último dia 28, esse número chegou a 93 milhões). É a música brasileira
mais vista na história do YouTube, lidera a audiência na Espanha e
chegou ao Natal como o sétimo vídeo musical mais visto do planeta – e
subindo.
A sua frente só havia Adele, Rihanna e Justin Bieber. “Ai, se eu te
pego” – originalmente um forró dos baianos Sharon Acioly e Antonio
Dyggs, adaptado para o ritmo de batidão sertanejo – lidera as vendas no
iTunes, o site de venda de música da Apple, no Brasil, na Espanha, em
Portugal, na Itália, Suécia, no Chile e na Argentina. Seu novo trabalho,
Michel na balada, já vendeu 68 mil cópias em 15 dias, nos formatos CD e
DVD. Seu cachê dobrou nos últimos três meses e está em torno de R$ 150
mil. “Ai, se eu te pego” foi chamada de “Macarena do século XXI” – uma
referência ao hit da dupla espanhola Los Del Rio que invadiu as pistas
de dança do mundo em 1996, com uma coreografia complexa que misturava
rebolado e movimentos robóticos com os braços. “Agora chegou a vez da
letra maliciosa e do rebolado discreto de Michel Teló”, diz o produtor
musical Luiz Carlos Maluly, responsável pelo maior sucesso de vendas
brasileiro de 2011, o disco Paula Fernandes – Ao vivo. “O mundo inteiro
está dançando ao som do batidão, essa mistura de vanerão gaúcho e forró
nordestino que o Teló inventou.”
Fonte: Época
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