terça-feira, 16 de novembro de 2010

Victor e Sorocaba lideram a lista da ECAD

Analisando a lista do Ecad de quem foram os compositores que mais faturaram no primeiro semestre de 2010, encontramos de cara dois nomes sertanejos ocupando o primeiro e segundo lugar. São eles Vitor Chaves, da dupla Victor e Leo, e Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba.

Podemos perceber que o meio sertanejo é bem mais lucrativo do que se imagina. O quinto colocado da lista é Dorgival Dantas, compositor do hit "Pode Chorar" - interpretado por Jorge e Mateus. E, o oitavo colocado é Euler Coelho, compositor de "Chora me liga", interpretada por João Bosco e Vinicius, e de "Voa Beija-flor", interpretada por Jorge e Mateus.

Os compositores de música sertaneja, no primeiro semestre, geraram mais lucro que antigos nomes e líderes do ranking do Ecad, como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que ficaram respectivamente em sexto e nono lugar.

O crescimento do espaço conquistado pelas músicas sertanejas é espantoso. Em 2005, quando a novela América era exibida pela Rede Globo, e tinha como tema central a paixão de um peão, o segmento tinha 20% do mercado. Apenas cinco anos depois, ocupa o dobro do espaço com perspectiva de crescimento.

O sucesso do novo sertanejo não é muito fácil de se explicar, mas essa linha musical começou a ressurgir e a expandir-se com Bruno e Marrone, em 2005. A dupla apareceu com o novo sertanejo e trouxe um novo fôlego ao segmento que há anos era representado por Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camardo e Luciano, Leonardo, grupo que a Globo nomeou como Amigos.

No Brasil todo, não é difícil perceber a preferência pela música sertaneja. Shows lotados, músicas pedidas constantemente nas rádios e várias duplas novas embalando casas de shows, bares e encontros da moçada.

A forte tendência de cair no gosto do público, as grandes chances de sucesso e a promessa de retorno econômico fazem com que o meio sertanejo seja cada vez mais desejado por novos profissionais do meio musical. Não é a toa que todos os dias novas canções e duplas sertanejas, e até mesmos cantores solos surgem de todo o canto do país.

E fica a pergunta:

- Até quando o sertanejo irá dominar as rádios e a preferência musical do público brasileiro ??

Fonte: Ecad e Sentimento Sertanejo

2 comentários:

  1. Ate existir público que goste desse tipo de música

    ResponderExcluir
  2. Espero que lidere por um bom tempo.. porque sertanejo é muito bom..

    ResponderExcluir