terça-feira, 10 de abril de 2012

Zezé di Camargo perde processo contra jornal

A notícia não é fresca, já tem duas semanas, mas vale o registro.
Zezé di Camargo perdeu uma ação contra a Infoglobo, responsável pelo Jornal Extra, e o jornalista Léo Dias, que era responsável pela coluna “Retratos da Vida”.
Em 2010, o jornal carioca publicou que havia rumores de que Zezé poderia ser pai do bebê que a modelo Mariana Kupfer esperava, o que gerou um processo por danos morais.
Em primeira instância, o cantor venceu, e o jornal foi condenado a pagar R$50 mil. Agora, em segunda estância, a 12ª câmara Cível do TJ/RJ negou o pedido de indenização feito por Zezé, e ainda o condenou a pagar R$5 mil pelos honorários gastos pela Infoglobo.
Se a decisão foi certa ou errada, é uma questão para quem entende de direito discutir. O que achei curioso para dividir aqui foram alguns argumentos utilizados pelo relator, o desembargador Antônio Iloízio Barros Bastos.
Além de dar muita base pra discussão sobre a relação ‘artista x invasão de privacidade’, o que é positivo, alguns pontos abaixo me parecem soar um tanto quanto machistas.
___
“No nosso sistema latino-americano de moralidade, ser apontado como responsável pela gravidez de exuberante atriz não gera qualquer desdouro para o autor”.
“Grandes cantores e artistas, que encantam multidões, como é o caso do Autor, geram em seu público uma verdadeira relação de amor. Por isso, o que acontece na vida particular do artista passa a interessar ao público de maneira geral, indo além do interesse pelo trabalho artístico propriamente dito. O artista, consciente de que é um ídolo para muitos, não deve se aborrecer com esse interesse pela sua vida privada, pois isso, como dito, é fruto do verdadeiro amor dos seus fãs.”
“Somente se cogitaria de dano moral se o pretenso namoro fosse algo impensável pela imagem de vida do Autor. Se ele, por exemplo, fosse um padre ou político conservador, aí sim haveria abalos ao seu bom conceito.
Contudo, o Autor, como demonstrado na resposta, já apareceu em noticiários anteriores com rumores sobre o fim do seu casamento e relacionamento com outras mulheres.”
Fonte: Universo Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário